Dos 4.715 participantes da consulta pública feita pela OABDF, 3.343 (70.9%) votaram a favor do porte de armas
A maioria dos advogados do Distrito Federal acaba de se posicionar à favor do porte de armas para a advocacia. O resultado é fruto de uma consulta pública feita pela seccional do DF da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/DF), com encerramento nesta sexta (1º/7), às 17h. Para a advogada Juliana Porcaro Saboia, principal defensora do porte de armas para a advocacia, “nem mesmo a tentativa de manobra política foi capaz de calar a voz da categoria”. As votações ocorreram pela internet desde o dia 27 de junho, incluindo como tema a Digitalização da Justiça.
Resistente a debater o assunto desde o último mandato da diretoria, a OABDF, mesmo que de forma tímida, finalmente resolveu ouvir os advogados da capital sobre o porte de armas. Duas audiências públicas também foram feitas recentemente pela entidade, sendo a última, divulgada e realizada em véspera de feriado, sem quórum e com direito a bate-boca. Evento foi transmitido ao vivo pelo Youtube da OABDF.
“Apesar da tentativa de manobra, o resultado está aí! A maioria dos advogados do DF é a favor do porte de armas para a advocacia. Esta é uma bandeira que tenho defendido com unhas e dentes desde o último mandato da nossa entidade e mesmo sem quase ter oportunidade de fala e sofrer ataques pessoais, seguirei em frente pelo melhor para a advocacia do DF. Contem comigo!”, comemorou a criminalista, em suas mídias digitais.
Resultado
Dos 50.596 advogadas e advogados habilitados, 4.715 participaram da votação. Na consulta sobre o Porte de Porte de Armas para a Advocacia, 3.343 (70.9%) votaram a favor e 1.372 (29,1%) contra. Sobre a Digitalização da Justiça, 3.598 (76,31%) votaram a favor do Retorno às Atividades Presenciais e Híbrido em Todas as Instâncias do Poder Judiciário, e 883 (18,73%) votaram a favor do Imediato Retorno Presencial da 1ª Instância, 2ª Instância e Instâncias Extraordinárias. Somente 234 (4,96%) concordam com o Retorno às Atividades Presenciais da 1ª Instância e Híbrido nas Demais. De acordo com a OABDF “os resultados servirão de base para a atuação da OAB Nacional junto ao Congresso Nacional e serão divulgados pelos canais da OAB/DF”.
Advogada Bolsonarista
Amiga da deputada federal Bia Kicis (PL) e da ex-distrital Kelly Bolsonaro (Republicanos), a advogada Juliana Porcaro Saboia tem repercutido nacionalmente após pedir na Justiça o afastamento de Felipe Santa Cruz da presidência da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) por uso indevido do cargo para atacar o presidente Jair Messias Bolsonaro e defender a ideologia de esquerda.
A criminalista e membro do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária (CNPCP) também tem despertado o interesse de partidos políticos e apoiadores de Bolsonaro por defender o porte de arma de fogo e a investigação defensiva para advogados no DF.