Pais de alunos beneficiários do Cartão Creche estão declarando apoio à candidatura da deputada distrital Jaqueline Silva, uma das responsáveis pela implantação do programa social. Essa movimentação política desagradou militantes da oposição. Organizados em grupos, familiares de crianças beneficiadas têm distribuído material de campanha da distrital, o que causou embate em pelo menos uma situação.
Mãe de uma das alunas beneficiadas, a jornalista Leonor Costa, que é assessora da deputada federal Talíria Petrone (PSOL/RJ), publicou em suas redes sociais que a “a campanha da distrital” havia entrado em contato e que isso havia despertado sua raiva. De acordo com dados do portal da transparência, Leonor ocupa cargo comissionado na Câmara dos Deputados e recebe quase 10 mil reais mensais, incluindo benefícios, conforme imagem abaixo.
Pais de alunos beneficiados pelo programa disseram à reportagem que foram procurados para “denunciar o abuso”, mas que negaram qualquer tipo de ação neste sentido por entenderem que todos têm o direito de manifestar suas posições políticas. “Os pais têm o direito de se organizar e atuar politicamente”, argumentou uma das mães beneficiadas. A reportagem tentou contato com Leonor com o objetivo de questionar se entre os benefícios recebidos da Câmara dos Deputados está o auxílio creche, ofertado pelo órgão.