Arena vai contar com uma nova entrada para que torcidas de times visitantes não sejam impedidas de acompanhar às partidas
Em até 60 dias o estádio JK, no Paranoá, passa a contar com um novo acesso para o público. A medida atende à exigência feita pela Polícia Militar do Distrito Federal nas últimas rodadas do Candangão 2023, que terminou em abril. Em breve, uma entrada fica pronta na parte norte da arena. Esse passa a ser o novo ponto para acesso do torcedor do time da casa, o Capital Clube de Futebol. A entrada tradicional, revitalizada há pouco tempo, vai receber os visitantes, uma vez que já leva diretamente à arquibancada a eles destinada.
“Essa é a sétima solicitação feita pelas forças de segurança e atendida pela diretoria do Capital. O JK é um estádio que ficou fechado há cerca de 10 anos. Então, aos poucos, mais e mais melhorias vão chegar”, explica o presidente da equipe e gestor do espaço, Godofredo Gonçalves. “É importante ressaltar que o estádio recebeu no último fim de semana o primeiro jogo em nível nacional após quase 20 anos”, lembra o dirigente ao citar o duelo Capital 1 x 1 Uberlândia, pela Série A3 do Campeonato Brasileiro Feminino.
Com essa adequação no acesso aos torcedores, foram cumpridas as seguintes exigências: instalação de bilheteria, banheiros, saída de emergência para a torcida visitante, alteração na sinalização, mudança dos corrimãos e mudança no acesso da torcida mandante.
A partir da conclusão é aguardar novas vistorias dos órgãos de segurança para a emissão de novos laudos. “Sem torcida, não há futebol. Queremos o JK tomado pelo público. O futebol do DF merece”, enfatiza Godofredo Gonçalves.
Desde quando iniciou a gestão do espaço, a diretoria do Capital tratou de revitalizá-lo. A estrutura ganhou remodelação total. Além da renovação do gramado, foram construídos dois campos anexos de treinamento, os vestiários ganharam ampliação, as arquibancadas foram consertadas e pintadas e também houve reformas elétricas e hidráulicas.
As melhorias começaram no fim de 2021 para receber treinos e jogos das equipes profissionais masculina e feminina, bem como das categorias de base e do projeto esportivo Centro de Formação de Atletas Capital, que atende gratuitamente a cerca de 1,5 mil crianças em situação de vulnerabilidade da região.
JK teva a casa mais cheia
É importante citar que, semifinalista do Candangão 2023, o Capital foi quem mais levou público as arquibancadas nesta temporada. O Tricolor teve média de 1.875 pessoas por partida. O número é três vezes maior do que para o segundo colocado Gama, que contou somente com 596 pessoas.
Foram no estádio JK, também, os jogos com arquibancadas mais cheias. Nessa ordem, 3.082 (Capital x Brasiliense – semifinal), 2.510 (Capital x Gama), 2.214 (Capital x Samambaia) e 1.419 (Capital x Brasiliense – primeira fase).
Por fim, já pelas semifinais do Candangão, a arena recebeu as duas partidas com mais presença de torcedores nessa fase. Paranoá x Real Brasília, com 1.102 e Capital x Brasiliense, com 3.082.