A rota dos bonecos e das histórias de Barquinho, Sonhos, Peleja e Baltazar

Facebook
Twitter
LinkedIn
Espetáculos infantis marcantes encerrarão o Festival de Teatro de Bonecos e de Contação de História

Esta é a última semana do Festival de Teatro de Bonecos e de Contação de História do projeto Gama Vida e Arte Festival, que recebe nesta quinta (18/05), às 9h, no Teatro Cia Lábios da Lua, a contação de história “O Barquinho”, com Maria Eliete e Elena Sansarae – Spaço Criativo seguido às 10h, pela apresentação de Teatro de Bonecos “Bendito Os Beneditos”  do grupo Inventor de Sonhos.

Já na sexta  (19/05), às 14h, será a vez de “- “A Peleja de Mundim contra o Dragão da Ignorância e Outras Prosas” com Lilia Diniz (Contação de histórias), seguido, às 15h,  pelo Mamulengo Sem Fronteiras  que apresenta “As Aventuras de Baltazar”  (Teatro de Bonecos). Tudo Gratuito, livre para todos públicos, com audiodescrição e intérprete de Libras. O projeto Gama Vida e Arte Festival é realizado pela  Associação Companhia Lábios da Lua e patrocinado pelo FAC-DF. Programação disponível no site gamavidaearte.com.br ou no Instagram @cialabiosdalua

 
O bonequeiro e curador do Festival de Teatro de Bonecos e de Contação de História do projeto, Marco Augusto de Rezende, fala que,a ação conta  com16 atividades, sendo oito espetáculos e oito contações de história.
 
“Fecharemos o Festival com lindas apresentações e o com sentimento de missão bem cumprida”, ressalta Marco Augusto.
 
Espetáculos e Artistas
“O Barquinho”, com Maria Eliete e Elena Sansarae – Spaço Criativo – Num mundo que sofre o super aquecimento, com problemas ambientais, o Barquinho e seus amigos cheios de sentimentos, vêm nos mostrar que remar juntinho com os outros barquinhos é o que nos levará ao encontro do Amor, ajudando assim, o mundo a serum lugar melhor.
 
Inventor de Sonhos: “Bendito Os Beneditos” (Teatro de Bonecos) – Rafaela Peralta e Sebastian Marques apresentarão o espetáculo que conta a história de Benedito, seu boi, Dona Rosinha, a Cobra das 7 Luas e o Capitão João Redondo.  A  cobra é uma figura marcante do mundo encantado dos mamulengos. o que será que ela vai aprontar?
 
“A Peleja de Mundim contra o Dragão da Ignorância e Outras Prosas” Lilia Diniz – Trata-se de uma intervenção na qual a contadora apresenta Mundim, um menino que vive em
situação de trabalho escravo e nunca viu ou ouviu falar sobre livros. Ao se deparar com esse “objeto estranho”, espantado e curioso vai ao encontro da mãe querendo respostas. A mãe
sabe que “saber é perigoso”, tenta fugir das perguntas do filho. Mundim, como toda criança, continua a questionar e na conversa com a mãe chega às suas conclusões. Uma delas é sobre
a importância do livro e que conhecimento liberta. No repertório passeiam breves histórias de Patativa do Assaré, Cora Coralina e cantigas do cancioneiro popular entrelaçando o trabalho.
 
Mamulengo Sem Fronteiras: “As Aventuras de Baltazar”  (Teatro de Bonecos) –  Embalados com uma trilha sonora ao vivo, Baltazar no Reino dos Mamulengos conta de uma forma divertida várias histórias da terra de São Saruê, um lugar onde os mamulengos criam vida e se transformam em heróis, guerreiros e amantes. Baltazar é um rapaz valente que faz uma viajem de sua terras na África para conhecer uma moça bonita que mora em são saruê que se chama Sinhazinha, Baltazar faz a viajem para são saruê juntamente com seu cachorro tubarão que lutam com vários bichos do além para então casa- se com sua amada e volta para sua Terra. O espetáculo aborda as manifestações mais tradicionais da cultura popular brasileira, sobretudo a nordestina. Os personagens falam sobre a imaginação e brincadeiras populares, sobre a questão racial, sobre o amor e também sobre a união e da força com o amor.”
 
Gama Vida e Arte ´É um Festival multicultural contendo com várias atividades:  um festival de hip hop nas modalidades breaking, batalha de rimas e mostra de grafites, um festival de rock autoral, uma coletânea de artes visuais, um jardim de cheiros, uma exposição sensorial, um festival de teatro, um festival de bonecos e contação de histórias, um curso de elaboração de projetos culturais, e ainda, dois espetáculos com uma hora de duração cada.
 
Acessibilidade
O Coordenador-Geral do projeto, Geovane Batista, ressalta a importância da acessibilidade da iniciativa. “O Festival terá muitas outras atividades no decorrer deste ano e toda a programação conta com tradução em Libras, folders em braile e QR Codes espalhados em cada atividade dando o devido o acesso e respeito a quem tanto precisa”, disse. 
 
Serviço: 
O quê e quando:  Últimos espetáculos do Festival de Teatro de Bonecos e de Contação de História do projeto Gama Vida e Arte Festival. 
Quinta
18/05 – 9h –   “O Barquinho”, com Maria Eliete e Elena Sansarae – Spaço Criativo (Contação de histórias)
18/05 – 10h –  Inventor de Sonhos: “Bendito Os Beneditos” (Teatro de Bonecos)
Sexta
19/05 – 14h – “A Peleja de Mundim contra o Dragão da Ignorância e Outras Prosas” com Lilia Diniz (Contação de histórias)
19/05 – 15h  – Mamulengo Sem Fronteiras: “As Aventuras de Baltazar”  (Teatro de Bonecos)
Onde:  Teatro Cia Lábios da Lua, no Gama (Quadra 4 Lote 16 Loja C e D – Setor Sul)
Tudo Gratuito, livre para todos públicos, com audiodescrição e intérprete de Libras.
O Projeto Gama Vida e Arte Festival é realizado pela  Associação Companhia Lábios da Lua e patrocinado pelo FAC-DF
Informações:   gamavidaearte.com.br ou no Instagram @cialabiosdalua
Facebook
Twitter
LinkedIn
Mais DF Notícias

Mais DF Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *