Pioneira na cultura do DF, professora nos deixou há cerca de um mês vítima de doenças respiratórias, mas seu legado ainda vive na cidade que tanto amou
Primeira e mais ativa diretora da Casa de Cultura do Guará, a professora Soninha Dourado vai receber uma justa homenagem durante as comemorações do 6º São João do Guará, uma das festas que ele mais amou na região. Ao longo dos dias de ‘arraiá’, a organização do evento vai apresentar vídeos em alusão à ilustre moradora da região, que morreu em 26 de abril aos 79 anos, vítima de doenças respiratórias.
“Ela sempre foi uma de nossas maiores incentivadoras e grande inspiração. Se a cultura e a arte é hoje, um dos pontos fortes da cidade foi por causa dela”, enfatiza Tâmara de Lima, uma das responsáveis pela festa.
De acordo com a organizadora, a equipe está colhendo imagens, depoimentos e fatos históricos para enaltecer ainda mais a memória da eterna guaraense. “Já fizemos o convite à família e queremos mostrar para todos os participantes da festa a grandiosidade dessa mulher”, complementa Mayara Franco.
Atrações
Falta menos de um mês para o início do 6º São João do Guará e boa parte das atrações já estão confirmadas.
O objetivo da organização é valorizar artistas candangos. Dessa maneira, bandas tradicionais e revelações do DF estão confirmadas, como é o caso dos trios Forró com Site e Bacurau Arretado; e do cantor Nilson Freire.
Ao longo dos próximos dias, mais músicos e as esperadas quadrilhas juninas vão ser anunciadas. A evento, que recebeu cerca de 40 mil pessoas em 2022, promete ser ainda maior neste ano.