A resistência pela arte no Gama 

Facebook
Twitter
LinkedIn
O Vila Sarrafo II traz toda a potência da Batalha do Inflama (foto), DJs Fraktal e Jake, Isa Marques Show, Aqualtune, Diadorim Silva, Coco de Quebrada e as exposições “Aurora Jaspe” e de Karla Carvalho, Gabozoca e Adriana Caldeira

Imagine um mega encontro de talentos com histórias e sonhos para fazer cantar, dançar, sorrir, pensar e se emocionar. Tudo isso em dois dias incríveis, sábado e domingo (21 e 22 de setembro), sempre a partir das 17h, no Espaço Cultural da Cia Lábios da Lua (Quadra 4 Lote 16 Loja C e D – Setor Sul), no Gama. Exposição Aurora Jaspe,  Djs Fraktal e Jake, poesia com Aqualtune e a Batalha do Inflama, muita música boa e uma Feira de Artesanato darão o tom desse promissor fim de semana. Tudo aberto e gratuito. Informações no Instagram @cialabiosdalua

Com curadoria e produção feita por Maldita Produções, esta atividade integra o Vila enCena, do Projeto Lábios da Lua da Vila Sarrafo II, realizado com recursos do FAC-DF.
O coordenador-geral da Vila Sarrafo II, Geovane Batista, diz que a equipe do projeto se esmera em oferecer atividades marcantes.
˜Queremos que as pessoas voltem para casa impactadas. Afinal, para isso serve a arte, para mexer conosco, nos tirar do senso comum. Os artistas das mais diferentes linguagens buscam esse diálogo com os mais diferentes públicos, tentando trocar experiências e emoções˜, afirma  Geovane.
Resistência – Vila Sarrafo na História do Gama e do DF
O coordenador-geral também revela que a iniciativa  está imbuída desse espírito de resistência cultural: o nome do projeto “Vila Sarrafo” faz uma ponte com a história do Setor Sul do Gama, quando em julho de 1964, famílias, possivelmente de trabalhadores que ajudaram a construir Brasília, enfrentando dificuldades de toda ordem, foram transferidos pela Polícia do DF para a região onde hoje se encontra o espaço cultural da Cia. Lábios da Lua.
“Essas famílias foram chamadas de os  ‘invasores da Vila Planalto’ (como foram denominados na edição  de 23 de julho de 1964 do jornal “Última Hora”). Sem muitos recursos, construíram suas casas  com pedaços de madeira (conhecidos como ‘sarrafo’– folhas de madeirite sobrepostas e pregadas). O nome-homenagem a essa origem sofrida serve como inspiração para vencer desafios por meio da arte, vencendo estereótipos negativos, mostrando que essa localidade tem presente e futuro promissores e merece acesso à cultura que se espraie pelo Gama e contagie as regiões administrativas ao redor˜, finaliza Geovane.

Programação completa

21 de Setembro – sábado
17h – 
 DJ Fraktal
Isabela Martins, 26 anos, nasceu em Sobradinho e mora em Valparaíso de Goiás há mais de 10 anos. Pedagoga formada pela Universidade de Brasília (2021), artista e ativista cultural no entorno sul do DF, iniciou sua carreira como Dj Fraktal oficialmente em 2022. Dj, educadora , produtora do baile das O.G’s , Fraktal é uma artista Open Format,  seleciona ritmos brasileiros e internacionais com fortes influências do movimento hip hop e da música jamaicana. Pesquisa ritmos brasileiros e internacionais, como R&B boombap, trap, grime, drill, funk, dancehall, reggae, dub e reggaetton.
Abertura da Feira de Artesanato de Karla Carvalho, Gabozoca e Adriana Caldeira

18h – Isa Marques
Representando a Região Norte (Sobradinho) e ativa na cena desde 2018, Isa tem como marca a liberdade e inspiração dentro de suas composições. Utilizando sua escrita e arte como uma forma de transmitir força, segurança e autoestima para seu público. Abordando temas diversos e relatando todo o corre e vivência de uma mulher negra. Com poderosa presença, a artista mergulha em suas influências dentro da Black Music. Tendo sempre o Hip-hop como base, porém abraçando sempre gêneros como: Funk, Jazz, R&B, Afrobeats, entre outros. Sua habilidade e autenticidade de mesclar gêneros e flows resulta em sons únicos que criam vínculos reais com seu público e atrai pessoas que se sentem tocadas e influenciadas por vários estilos, ritmos e vivências musicais.
19h – Batalha do Inflama
A Batalha do Inflama reúne jovens inquietos do Gama que colocam toda a poesia pulsante em disputas incríveis, todas às terças-feiras ao lado da rodoviária da cidade.

21h – Aqualtune
MC, poeta, agitador e produtor cultural, Aqualtune é dona de uma voz que ecoa os sons e as histórias do Distrito Federal, tecendo narrativas que celebram o rap, a força da oralidade presente na cultura negra e a diversidade. Pessoa não-binária, nascida no Gama, na periferia de Brasília, o artista encontra inspiração nos cotidianos de contextos periféricos, nas pessoas que a cercam e na relação com o candomblé. Foi em contato com o trabalho de artistas como Mc Carol e Brisa Flow, sentiu-se inspirada a ultrapassar o lugar de público e ocupar também o papel de artista cenário musical do rap, ainda predominantemente masculino e heterossexual. A jornada artística de Aqualtune começou nas batalhas de rima e de poesia (os SLAMs), onde encontrou espaço para contar suas próprias histórias e narrar o mundo que o cerca. Em 2021, ela deu seus primeiros passos na música, colaborando com a cypher IMATERIAL (2021) ao lado de Mano Dáblio, Nega Lu, Júlia Nara e Layó. Ao lado da rapper Lara Lis lançou também a Mixtape 777, que conta com 5 faixas, e diversos singles independentes, disponíveis no Spotify e no YouTube. Desde 2021 a artista tem realizado shows e se apresentado em diversos eventos culturais de porte nacional e regional, como o Festival do Futuro ( 2023 – Posse do Presidente Lula), Festival Meskla (2023), o Expofavela GO (2023), a VI Mostra Cultural Afro Brasileira do Gama (2022) e o Flagra Hip Hop Festival (2021) entre outros.
22 de Setembro – domingo
17h – Abertura da Exposição “Aurora Jaspe” de Agatha Santos
Agatha Santos é a idealizadora da marca independente Aurora Jaspe e desenvolve trabalho autoral na área das artes visuais desde 2015 desenvolvendo peças ligadas à cultura negra, afro religiosa e o cotidiano feminino periférico. Artista independente desde os 14 anos de idade. Artesã, estudante de Serviço Social e grafiteira. Seus trabalhos manuais envolvem esculturas em cerâmica e pinturas. Já produziu uma série de imagens de Orixás e artes que trazem simbolismos que compõem a tradição de matriz africana e ocupará a galeria da Cia. Lábios da Lua com seu trabalho visual.
18h – Performance “Eu faço parte da noite”com Diadorim Silva
A performance parte dos questionamentos cotidianos de uma pessoa preta e transgênera, que busca entender como as questões do seu dia a dia atravessam o seu corpo e seus pensamentos, trazendo à tona seus mais íntimos conflitos e prazeres para com o mundo e até consigo mesmo. Perdido de amor por Diadorim e fascinado por essa descoberta, Noite não sabe o que fazer e pede orientação ao sagrado e discernimento aos seus mais velhos para enfrentar plenamente sua trajetória nesta Terra e não ter medo do amor, apesar de sentir as dores na pele de uma dívida histórica que não está nem perto de ser paga, ele ainda enfrenta em seu dia a dia as mazelas de uma pele ainda não livre pra sentir. Através de poesias e questões ainda não respondidas, surge ao mundo a performance “Eu faço parte da Noite”.

18h30 – Coco de Quebrada

Grupo formado por jovens que respiram música, em especial a música nordestina brasileira. Vindo de diversas cidades satélites do DF, eles sentem a mesma necessidade de fazer o Samba de Coco acontecer não só no centro da cidade, mas também nas quebradas de onde vivem e assim saudar e ajudar a espalhar a cultura popular, ocupando espaços por onde passam. Tendo influência direta da mestra Martinha do Coco, que é Pernambucana mas aplica seus ensinamentos que aprendeu nas fontes do Nordeste aqui no DF e entorno, o grupo Coco de Quebrada traz em seu repertório também influências de outros mestres e puxadores de Coco, como Mãe Beth de Oxum, Pandeiro do Mestre, Coco Raízes de Arcoverde, Jacinto Silva, Ana Lucia do Coco, dona Glorinha, Zeca do Rolete dentre outros grandes artistas espalhado por esse Brasil.
20h – DJ Jake
Vinda da Ceilândia uma periferia do DF, Jakeline Ribeiro conhecida como Dj J4K3, é atriz, dançarina, e produtora cultural, formada pelo curso de discotecagem do Jovem de expressão, vem marcando presença em vários eventos na cidade desde eventos de dança, marcas, e festas como: Adidas, Batekoo, Sesc+Rap, Makossa, No Radin com FBC, Atos com Febem, Underbaile, Speedtest, Baile Loco, Tropa do soundcloud, Baile do Ramemes, Black Beats, Carnaflow, Budx BSB, Bambaflow, Furacão 3k, Saly, My Bass, Nice Deadly + Dancer, Favela Sounds, Festival CoMa, Festival Isso aqui é Df, Festival Sarau-Vá, NoBarraco, Confronto Soundsystem, Batalha da escada, entre outros. Já dividiu line com grandes artistas como: KL Jay, Mc Sofia, Tribo da periferia, Tropa de elite, Febre 90’s, Jyoty, Mu540, Marky, Ramemes, Tropkillaz, Nyack, Rachel Reis, Mc Rebecca, Deekapz, Jacquelone, Mc Gw, Cersv, Savana, Miria Alves, entre outros. Abriu shows de grandes nomes nacionais como Tribo da Periferia, Jorge Aragão e Renan da Penha. J4K3 é dj residente da festa NOBARRACO, um coletivo de dançarinos e djs inseridos na cena hip hop do Distrito Federal e também faz parte da Undercrew juntamente com Dj A e Klap. Sempre fortalecendo a cena feminina local, já foi DJ de algumas artistas da cidade como As Margaridas, Ediá Danny, Isa Marques e Laady B. Com um som versátil, dançante, e com uma pesquisa musical plural, J4K3 vem se destacando na cena do DF, em 2023 fez participação da banca de curadoria dos djs do showcase – Festival coMa, e recebeu menções honrosas pela Câmera legislativa, e pelo Under7, por sua correria e participação na cena artística do DF.
Práticas Ambientais
O projeto fará Reciclagem Consciente, mantendo recipientes adequados para separação de lixo orgânico, plástico, metal, vidro e papel, incentivando todos os visitantes a fazerem sua parte na reciclagem. Além disso, ao selecionar grupos e artistas para utilizar o espaço nos chamamentos exclusivos do projeto Vila Sarrafo II, será concedida maior pontuação aos eventos (peças, shows ou exposições) que abordarem a sustentabilidade em suas obras, visando ser uma plataforma para ideias e expressões que promovam a consciência ambiental.Lábios da Lua
Desde a sua fundação em 25/6/1992 , a Associação Lábios da Lua tem como objetivo o fomento a arte e a cultura, promovendo a cidadania e em sintonia com o meio ambiente, fazendo com que a sociedade tenha acesso à arte, bem como os artistas tenham acesso à sociedade, divulgando todas as formas de manifestações artísticas da região do Gama. O Espaço Cultural Lábios da Lua funciona na Quadra 4, lote 16, do Setor Sul do Gama, desde 10 de fevereiro de 2010.

Serviço:
O quê:  DJs Fraktal e Jake, Isa Marques Show, Aqualtune, Diadorim Silva, Coco de Quebrada, exposição “Aurora Jaspe”  e Feira de Artesanato de Karla Carvalho, Gabozoca e Adriana Caldeira na 3ª Temporada do Vila em Cena
Quem e Quando:
21 de Setembro:
17h
DJ Fraktal
Abertura da Feira de Artesanato de Karla Carvalho, Gabozoca e Adriana Caldeira
18h – Isa Marques
19h – Batalha do Inflama
21h – Aqualtune
22 de Setembro:
17h – Aurora Jaspe
18h – Diadorim Silva
18h30 – Coco de Quebrada
20h – DJ Jake
Tudo aberto e gratuito
Com curadoria e produção feita por Maldita Produções, esta atividade integra o Vila enCena, do Projeto Lábios da Lua da Vila Sarrafo II, realizado com recursos do FAC-DF.
Informações no Instagram @cialabiosdalua

 

Facebook
Twitter
LinkedIn
Mais DF Notícias

Mais DF Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *