Pista foi invertida, por essa razão muitos motoristas usaram a pista exclusiva para ônibus
O governador em exercício do Distrito Federal, Paco Britto, decidiu anistiar e transformar em advertências as multas aplicadas nesta segunda-feira (13), primeiro dia da mudança de faixa para ônibus, na via EPTG, que liga o Plano Piloto a Taguatinga.
Com a entrada em funcionamento dos ônibus com portas dos dois lados, a pista foi invertida e por essa razão muitos motoristas usaram a pista exclusiva para ônibus e foram multado em R$293, além de perderem sete pontos na carteira.
Porém, Paco Brito decidiu transformar as multas em advertência neste primeiro dia. A partir desta terça (14), no entanto, veículos que circularem nas faixas exclusivas do EPTG serão multados.
Os ônibus com portas dos dois lados começaram a circular nesta segunda-feira (13) no corredor exclusivo da EPTG – e, a partir de agora, durante todos os dias da semana. A medida agradou os usuários.
A diarista Cinthia Almeida, 32 anos, desembarcou na parada em frente a Vicente Pires, onde trabalha. “Achei mais seguro. A porta é virada para a parada. E eu desço do ônibus e posso atravessar pela passarela até o outro lado”. Moradora do Riacho Fundo II, ela fez a integração até Taguatinga e embarcou em um ônibus para a EPTG.
A doméstica Erenice Pinto Pereria, 35 anos, também a aprovou a iniciativa.
“Além de ser mais rápido, é mais seguro. E eu esperei menos na parada hoje”, contou Erenice, satisfeita com a novidade.
A medida irá beneficiar aproximadamente 56 mil usuários – o equivalente a 86,4% da demanda (ou 65 mil passageiros que circulam pela EPTG em linhas com destino à Rodoviária do Plano Piloto, W3 Sul e W3 Norte. Já as linhas semiexpressas transportam cerca de 9 mil passageiros, o equivalente a 13,6%).
Fonte: Agência Brasília