As aulas na rede pública de ensino do DF estão paradas há quase um ano por causa da pandemia da Covid-19. Sem vacina e com altos índices de infecções, não seria seguro retornar às atividades presenciais sem um debate minucioso antes. Nesta quinta-feira (11), às 15h, a Câmara Legislativa recebe a audiência pública Retorno Responsável na Rede Pública de Ensino. A iniciativa é do deputado distrital Leandro Grass (Rede) e tem o objetivo de conversar com professores, diretores e sociedade civil sobre a possibilidade de uma retomada, porém, com responsabilidade e sem oferecer risco à comunidade.
Para Leandro Grass, essa conversa com professores e diretores é algo urgente, e já deveria ter sido feita há meses para preparar melhor essas pessoas para um possível retorno. “Não tem vacina para todos, a princípio. Então tudo tem que ser feito com cautela. As escolas precisam estar preparadas para manter as crianças no distanciamento social, com EPIs, e, além disso, também precisam saber como agir se alguém for infectado naquele ambiente. Nada disso foi feito ainda”, disse.
Além de representante de professores e diretores, também foram convidados ao debate os deputados distritais Reginaldo Veras (PDT) e Arlete Sampaio (PT), um representante do Ministério Público do DF e Territórios e o secretário de Educação, Leandro Cruz.
Na ocasião, Leandro Grass também vai apresentar um relatório produzido por seu mandato a respeito do retorno às atividades presenciais na rede pública. O relatório foi produzido após uma pesquisa também realizada pelo mandato de Grass, que ouviu centenas de professores, diretores e servidores de escolas do DF sobre essa retomada.
“Perguntamos sobre protocolos, infraestrutura, treinamento e outros pontos relativos a um retorno seguro. Ficou claro que ainda existe muita incerteza entre os membros da comunidade escolar e isso também é perigoso. Para essa retomada, sem todos vacinados, é preciso ter estrutura para receber os alunos e muita informação para tanto alunos, quanto professores e servidores das escolas saibam como agir em qualquer situação”, defende Leandro Grass.
A audiência pública Retorno Responsável na Rede Pública de Ensino será realizada de forma remota, e transmitida via internet no canal do Youtube da TV Web da Câmara Legislativa.
Serviço
Audiência Pública Retorno Responsável na Rede Pública de Ensino
Data: 11 de fevereiro
Horário: 15h
Transmissão: TV Web CLDF
Inscreva-se para participar: http://rededf.rds.land/audiencia-publica-retorno-responsavel