A automação na arquitetura de interiores

Facebook
Twitter
LinkedIn

A tecnologia aliada a conveniência de operar sua casa remotamente

 

Entre arquitetos e designers, uma nova tendência que casa a robótica e a automação, vem criando uma infinidade de moradias inteligentes. Pudemos observar nos últimos anos, uma consolidação dos espaços residenciais alterados para interiores completamente vivos e altamente automatizados. Todo esse movimento foi graças ao crescente domínio de uma nova era, que envolve o uso direto da tecnologia.

Fabricantes de produtos que abrangem o setor, se esforçam diariamente para suprir um mercado cada vez mais exigente quando o assunto é segurança, entretenimento e confortabilidade dentro do lar, no âmbito da arquitetura e do design de interiores, mesmo sem a consolidação do mercado.

 

Automação residencial

Com o entrelaçamento da arquitetura e o design, a procura pela automação, principalmente de residências aumentou. Com isso, houveram mudanças significativas de estilos e preferências, o que impactou não somente a estruturação das casas, mas também o que o consumidor observa com mais apreço. Hoje em dia, a automação virou uma parte do design das residências, realçando um traço da personalidade do indivíduo.

Uma das grandes febres crescentes é a automação da iluminação interna, que pode ser acionada remotamente e oferece uma considerável economia de energia, limitando o excesso de luz na área residencial, assim como também em salas desocupadas.

Mas não são apenas a comodidade e o conforto que têm destaque na automação residencial. A segurança e a sustentabilidade também estão entre as exigências das pessoas em relação a automação nos anos de 2019 até o presente, algo notório para inserir uma maior conveniência otimizando suas rotinas. Seja na segurança da casa, na ponta dos dedos, ou buscando meios mais fáceis de realizar atividades repetitivas, como abrir e fechar uma torneira ou ligar e desligar o ar-condicionado, a automação está se popularizando e sendo cada vez mais solicitada no mercado.

Dentro desse contexto, um grupo de estudantes da UNB desenvolveu projetos na área de Sistemas Supervisórios. “O setor foi desde a busca de proteção, como na instalação de câmeras de segurança. Também foi recorrente o desenvolvimento de projetos que facilitam o serviço diário, seja na eficiência ou na economia, como as cubas d’água inteligentes, que reduzem o gasto de água e energia nos consultórios odontológicos” declara Camila Rondelli, estudante de Engenharia Mecatrônica na Universidade de Brasília (UnB) e consultora de operações.

 

O grande barato

É preciso compreender que a automação residencial se aplica a todas as pessoas, mesmo as que não estão habituadas aos avanços da tecnologia.

A automação da iluminação de uma residência ou estabelecimento comercial, permite programar a iluminação com configurações pré-estabelecidas, como “iluminação para jantar”, “iluminação para assistir TV” ou até mesmo para festas. Também é possível controlar a iluminação a distância, apagando ou acendendo as luzes conforme a necessidade apenas com um smartphone ou um tablet conectados à internet.

Já a automação do sistema de som, permite o compartilhamento de músicas em todos os ambientes, tendo o potencial para controlar individualmente, o volume em cada um dos recintos.

E para quem mora em casa, o sistema de irrigação da área verde possui sensores de umidade do solo e temporizadores, que possibilitam programar a irrigação, preservando e mantendo as plantas em perfeitas condições.

Engana-se quem pensa que a automação residencial é privilégio de poucos. Não faz muito tempo, que as empresas democratizaram os dispositivos, facilitando o alcance a todos, e que, diferente do imaginado, muitas vezes possuem um custo-benefício menor do que o habitual, basta pesquisar.

Contudo, com o passar dos meses em 2020, durante a pandemia, foi percebido uma mudança na prioridade dos clientes. A busca por conforto e melhoria na qualidade de tempo dentro de suas residências, cresceu como desejo da população, de tal forma que a automação residencial passou a ser um potencial cada vez mais requisitado, conforme o propósito das necessidades, ganhado mais espaço na vida das pessoas.

Se vale a pena automatizar a sua casa? Certamente existe um bom orçamento que caiba no seu bolso, pois o futuro chegou, e com ele a autonomia contida na comodidade de adequar seu ambiente, seja residencial ou comercial.

 

 

 

Por Luiza Frazão.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Mais DF Notícias

Mais DF Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *