Águas Claras – O parque é nosso!

Facebook
Twitter
LinkedIn

A frente do Parque Ecológico de Águas Claras o Instituto Brasília Ambiental (Ibram), segue fazendo melhorias junto a voluntários

 

Ele é o mais requisitado da cidade. Com seus 120 hectares, recebe uma média de 2 mil visitantes por dia em uma estrutura que envolve toda a comunidade de Águas Claras e visitantes, que conta com parque infantil, quadras poliesportivas, e pistas de corrida e de ciclismo, além de Ponto de Encontro Comunitário (PEC) e circuito inteligente de ginástica.

Nos finais de semana é a grande atração de famílias inteiras que ocupam o espaço de todas as formas. São crianças em suas bicicletas, os que arriscam patinar, fotógrafos realizando ensaios, grupos de caminhada. Não é raro ver grandes toalhas estiradas nos gramados ou embaixo das árvores onde sempre tem algo gostoso e uma bebida refrescante nos piqueniques, que, sempre divertidos, são uma ótima opção para confraternizar com amigos e familiares.

Mesmo durante a semana, o fluxo é grande, podemos ver as pessoas praticando seus esportes ao ar livre, na rotina da caminhada, passeando com seus peludos. E falando em bichinhos, os moradores do parque estão sempre presentes. São cisnes, patos, micos, capivaras e várias espécies de aves que ocupam o local encantando a todos.

O Instituto Brasília Ambiental (Ibram), administra o local e para o ano de 2021, vem elaborando uma proposta para arrecadação de recursos de compensação ambiental para a revitalização das quadras poliesportivas, onde também existe um acordo com os condomínios da quadra 107 para a construção de uma guarita que garantirá o aumento da segurança aos visitantes do parque. Além disso, vem sendo feita a recuperação de áreas de vegetação, em parceria com grupos de voluntários de Águas Claras.

Podemos dizer então que o que já era bom, ficará melhor ainda.

 

Voluntários do Parque

O grupo Voluntários do Parque Ecológico Águas Claras vem se dedicando incansavelmente ao parque. Com 130 pessoas e apoiado pelo do Instituto Brasília Ambiental, no grupo é formado por voluntários da região com a intensão de ajudar a cuidar, proteger e reflorestar o nosso e outros parques na Região.

No ano de 2020, mais de mil mudas foram assentadas no parque. Em um outro projeto, 800 árvores foram plantadas e para homenagear aos que atuam por livre e espontânea vontade no local, a área do parque que recebeu as plantas ganhou o nome de Bosque dos Voluntários. Na ocasião, a Novacap apoiou o projeto abrindo as covas e algumas mudas foram doadas pelo viveiro do Lago Norte, contudo, a maior parte delas foi produzida pelo grupo de voluntários no viveiro do próprio parque.

Mas se engana quem pensa que cuidar e cultivar plantas é uma tarefa simples. “É preciso coletar sementes, preparar a terra, transformar garrafas pets em sementeiras, cuidar das mudas, transporta-las para local adequando, tratar, regar, adubar e acompanhar até que ela esteja forte o suficiente para crescer sem nosso amparo. O cuidado é diário”, diz orgulhosa Rosa Coalho, uma das idealizadoras do projeto.

Todo esse trabalho não é em vão, podemos perceber a olhos vistos as mudanças que vem ocorrendo e o quanto mais arborizado nosso parque está ficando.

Atualmente, o grupo Voluntários do Parque segue trabalhando no viveiro, onde são cultivadas mudas de plantas nativas do cerrado para o plantio, que serão destinadas a recuperação de áreas do parque e outras unidades de conservação. “Nosso trabalho é incansável e estamos dia a dia buscando progresso para todos. O ano de 2020, foi de extrema importância na história do parque, ajudamos com as melhorias e plantamos árvores e mudas com a ajuda dos gestores e da administração do parque que está sempre presente. O grupo Voluntários do Parque vem só crescendo, já somos 130 pessoas e todos são muito bem vindos. Quem quiser colaborar ou participar, basta nos procurar na administração do parque”, explica a voluntária.

Inúmeras outras ações já foram realizadas, e para orgulho de todos, uma sede mais do que merecida, foi erguida e já está em fase de acabamento. “Nossa sede está ficando uma gracinha, vai ser pintada e teremos um local para guardar nossas ferramentas e fazer um cafezinho para receber com carinho a todos. Também vamos colocar floreiras nas janelas, assim como também plantar flores ao redor. Estamos muito felizes com mais essa conquista!”, finaliza Rosa.

 

Projetos e a pandemia

Dentro do Parque Ecológico Águas Claras atuam dois grupos de escoteiros que estão com suas atividades suspensas em função da pandemia causada pela Covid-19, assim como também o projeto de educação ambiental batizado de “Parque Educador”, que é uma parceria com a Secretaria de Educação.

O Parque Ecológico Águas Claras está disponível para parcerias com o empresariado local, assim como também para novos projetos da comunidade, bastando apenas procurar a administração na sede dentro do parque.

Com tanta dedicação e carinho, a cidade só tem a agradecer. Essa união faz toda a diferença para nossas vidas, porém, é responsabilidade de todos a conservação e prezar pela limpeza do pulmão de nossa cidade. Afinal, o parque é nosso!

 

 

Por Luiza Frazão

Facebook
Twitter
LinkedIn
Mais DF Notícias

Mais DF Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *