Guimarães Rosa e a complexidade da cultura brasileira e da identidade nacional
No próximo dia 26 de setembro, das 14 às 17h, o Projeto Café com Literatura e Sociedade apresenta a palestra Entre travessias, memórias, identidades e outras veredas, proferida pelo professor Paulo Petronilio Correia, do Programa de Pós-Graduação em Literatura da Universidade de Brasília (PosLIT/UnB). A mediação será feita pelo coordenador do projeto, o professor e produtor cultural João Pedro Pereira Rocha, mestre em História pela Universidade Federal de Catalão. O evento será transmitido via plataforma Google Meet. Os interessados devem se inscrever enviando nome completo e telefone para o e-mail: profhistoria53@gmail.com
Segundo Paulo Petronilio, o tema está voltado para a obra Grande sertão: veredas, de Guimarães Rosa, em diálogo com outras literaturas que compõem o imaginário e a identidade do povo brasileiro. “Trata-se de recuperar, pela memória e pela narrativa oral, a complexidade da cultura brasileira e da identidade nacional”, observa ele ao ressaltar que Guimarães Rosa “é sempre importante pois como escritor da literatura universal traz questões como o bem e o mal, o amor e o ódio e suas implicações éticas e políticas, ao mesmo tempo em que cria uma nova forma de falar, emergindo experiências nas quais todos nós nos reconhecemos porque o sertão é alma de nossos homens”.
Paulo Petronilio Correia é professor de Filosofia e Sociologia da Educação na UnB, Campus de Planaltina. Ele desenvolve a pesquisa “Representação na Literatura Contemporânea”, onde faz estudos envolvendo subalternidade, gênero e marginalidade.
Criado em 2020, o Projeto Café com Literatura e Sociedade passou, este ano, a contar com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC/DF), ligado à Secretaria de Cultura e Economia Criativa, atuando em parceria com a Academia Taguatinguense de Letras (ATL) e com o Programa de Pós-Graduação em Literatura da Universidade de Brasília (PÓSLIT/UnB).