Foto: Carolina Mazzaro/Emater-DF
Autor da homenagem, o deputado Iolando destaca a importância dos emigrantes japonesas na consolidação da vocação agrícola do Distrito Federal
O 65º ano da imigração japonesa no Distrito Federal será comemorado em sessão solene da Câmara Legislativa nesta segunda-feira, às 19h, no Plenário da Casa. De acordo com o deputado autor da iniciativa, Iolando Almeida (MDB), a comunidade japonesa teve papel fundamental na produção de alimentos e no desenvolvimento de Brasília.
“Se hoje o DF se apresenta como uma Unidade da Federação com forte vocação agrícola, certamente se deve a coragem e obstinação dos imigrantes japoneses que aqui chegaram em 1957”, ressalta.
Em seu requerimento, o distrital conta que, durante a implantação da Nova Capital, era preciso trazer alimentos “de fora” devido à dificuldade do cultivo no cerrado. “O então presidente Juscelino Kubitschek teve a ideia de atrair famílias de japoneses e seus descendentes para produzir em Brasília”, relata. Ainda de acordo com Iolando, hoje são mais de 2.500 famílias japonesas e descendentes morando no DF.
Entre os convidados da sessão solene, estão o presidente da Associação de Estudos da Língua Japonesa de Brasília, Masae Yada; o presidente da Federação das Associações Nipo-Brasileira do Centro Oeste (Feambra), Luis Nishikawa; o presidente do Conselho Deliberativo da Feambra, Shigeru Hayashi; o presidente da Sociedade Cultural Nipo-Brasileira de Brasília, Nivaldo Taira; o presidente da Associação Cultural Esportiva Recreativa Nipo-Brasileira de Paracatu, Katsuo Shimada; o presidente da Associação Nipo-Brasileira Nikkey do DF, Waldemar Umeda; o presidente da Associação Nipo-Brasileira de Goiás, Luis Harada; o presidente da Associação Rural e Cultural Alexandre Gusmão, Jose Yamagata; e o presidente do Hemocentro de Brasília, Osney Okumoto.
A cerimônia será transmitida ao vivo pela TV Câmara Distrital, no canal 9.3 e YouTube, e pelo Portal e-Democracia.
Mario Espinheira – Agência CLDF