Durante a sessão remota da Câmara Legislativa desta quarta-feira (7), as deputadas Arlete Sampaio (PT) e Júlia Lucy (Novo) pediram a derrubada do veto do governador Ibaneis Rocha a um item do projeto de lei que aumentou as alíquotas de contribuição previdenciária do funcionalismo público do Distrito Federal. O item determinava a atualização dos índices a partir de janeiro de 2021; com o veto, o reajuste passará a valer em novembro próximo.
“O governo descumpriu um acordo e vetou o prazo aprovado, fazendo que o aumento passe a valer em novembro. Os professores aposentados, por exemplo, receberão, em média, R$ 900,00 a menos. Precisamos votar este mês a derrubada do veto”, defendeu Arlete.
Júlia Lucy acompanhou a colega: “É preciso precaução na transição de regras, dar um prazo para o servidor se adaptar. É triste que um acordo tenha sido vetado pelo governador”.
O líder do governo na Casa, deputado Cláudio Abrantes (PDT) reconheceu ter havido um compromisso e afirmou: “Vamos trabalhar com o governo para isso. Seria realmente um fôlego para os aposentados”.
Segundo o presidente da CLDF, Rafael Prudente (MDB), o assunto deverá ser discutido na próxima reunião do colégio de líderes.
Denise Caputo
Imagem: Reprodução/TV Web CLDF
Núcleo de Jornalismo – Câmara Legislativa