Na sessão extraordinária remota da Câmara Legislativa do Distrito Federal desta quarta-feira (17), os deputados João Cardoso (Avante) e Chico Vigilante (PT) se solidarizaram com a família do diretor do Sindicato dos Rodoviários do Distrito Federal, Jair Reis, que morreu nesta manhã, vítima da Covid-19.
Segundo Vigilante, os rodoviários estão chocados com a morte precoce do companheiro. “As famílias estão enlutadas e o País está cada vez mais triste e com medo”, considerou o parlamentar, ao criticar a conduta do presidente Bolsonaro, que “só sabe comprar confusão com os poderes, ao invés de ajudar na unificação do País contra essa doença tão grave”.
Cardoso, por sua vez, relatou que dois de seus filhos testaram positivamente para a doença e permaneceram reclusos em casa por quinze dias. Após esse período, todos da família fizeram os testes, que deram negativo. Ele enfatizou a necessidade de realizar a “retestagem” por métodos distintos, uma vez que há vários casos de falso positivo no teste rápido, sendo este problema mais um desafio no enfrentamento à Covid-19. Já a deputada Arlete Sampaio (PT) mostrou preocupação com a compra de novos respiradores para substituir os aparelhos com defeitos, encontrados em Unidades de Terapia Intensiva (UTI) de hospitais do DF. Esses aparelhos são usados em infectados com coronavírus em estado grave da doença.
Cultura – O segmento da cultura “pede socorro” diante do cenário da pandemia, de acordo com o deputado Leandro Grass (Rede). Ele destacou que os agentes culturais, que alimentam a economia criativa da cidade, estão passando por necessidades. “Destinamos emendas para dar fôlego a esses trabalhadores, mas nenhuma delas foi executada”, protestou.
Kartódromo do Guará – O deputado Delmasso (Republicanos) elogiou a reabertura temporária do Kartódromo Ayrton Senna, que fica no Guará, para que os pilotos possam fazer seus treinamentos. Ele defendeu a revitalização do espaço, fruto de uma Parceria Público-Privada (PPP), e rechaçou qualquer interesse econômico com a questão. O objetivo de qualquer parceria dessa natureza, segundo o parlamentar, é entregar os aparelhos à comunidade, o que deve ocorrer por meio de duas PPP distintas, uma para o Kartódromo e outra para o Centro Administrativo Vivencial e Esportivo do Guará (Cave).
Franci Moraes
Foto: Carlos Gandra/CLDF
Núcleo de Jornalismo – Câmara Legislativa