Fechar o ano com sorrisos, magia e emoção. Com esse objetivo, no sábado (30/12), às 15h e às 16h, no Espaço Voar (SMA conjunto K lote 05 – PRÓ DF), os contadores de histórias Mônica Papa e William Reis, com participação especial de André 14 Voltas e Maristela Papa, farão apresentações mágicas. O evento marca o lançamento da 13ª edição do projeto Caravana de Histórias que fará a circulação de apresentações de contadores de histórias em diversos espaços, indo ao Gama e depois para escolas e creches públicas de Ceilândia e Taguatinga. O projeto, idealizado pela Associação Amigos das Histórias, realizado pela Cia. Voar, será executado por meio de um Termo de Fomento da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do DF. Informações no Instagram @voarteatrodeboneco
“Somos mediadores de leitura, por isso, levaremos o encantamento e o afeto da palavra contada e valorização a arte de ouvir e contar histórias de maneira lúdica e diferenciada”, finaliza William.
Acessibilidade- Em atendimento a Lei Distrital nº 6.858 de 27 de maio de 2021, haverá no momento do evento audiodescrição à disposição com narrador e equipamento com fones de ouvido. Haverá também intérpretes em LIBRAS em quatro apresentações.
Associação Amigos das Histórias – a entidade nasceu do encontro entre William Reis, fundador e atual presidente da entidade, e Maristela Papa que na época já era contadora de histórias. O interesse comum levou à ideia de convocar outros contadores e se organizarem e desde então a Associação Amigos das Histórias vem, ao longo dos seus 21 anos de atuação, promovendo saraus, mostras, maratonas, oficinas e mesas de debates sobre a narração de histórias e o reconhecimento da profissão. Desde 2010 a Associação Amigos das Histórias realiza em Brasília, um Encontro em comemoração ao Dia Internacional do Contador de Histórias.
Cia Voar –A companhia teve sua fundação em 2003, no Gama (DF). Em 2012, com nove anos de trabalho, conseguiu conquistar a honra de ter se apresentado em todos os estados brasileiros, uma meta atingida por meio de participações em importantes festivais e projetos de circulação. O grupo foi convidado para se apresentar na Espanha, México e Chile. Recebeu prêmios de melhor espetáculo infantil pelo júri popular no Festival de Teatro de Americana (SP,) melhor direção e ator no Festival de Teatro de (Guaçuí) ES, sempre julgado por profissionais de notório saber. Criou e produziu os festivais: Festa Latina de Bonequeiros e Brincantes de Águas lindas de Goiás, Gama FESTINECO Festival de teatro de bonecos do Gama, FESTIBRA Festival de Teatro para Infância de Brasília, Festival ESPETACULIM pequenos espetáculos de grande qualidade. Fundou o Ponto de Cultura Rede de Ação cultural Gama, concebeu o projeto Viveiro Cultural com oficinas culturais e meio ambiente para mais de 500 estudantes.