O governador em exercício, Paco Britto, lamentou a morte, hoje (21), aos 94 anos, de Antônio Soares Neto. Mais conhecido como Toniquinho JK, esse goiano de Jataí entrou para história oficial de Brasília como o responsável pelo surgimento do Distrito Federal.
Em abril de 1955, na cidade goiana, durante um comício do então candidato à presidência, Juscelino Kubistchek, ele lançaria a pergunta que mudaria para sempre o rumo da trajetória de um dos mais ilustres políticos nacionais e de milhares de brasileiros da região central do país. Diante de cinco mil pessoas, ele questionou JK se, eleito fosse, ele iria transferir a capital para o interior do país.
“O senhor prometeu cumprir a Constituição. Nela está prevista a transferência da capital para o interior do país, o senhor vai cumprir também isso?”, questionou, pegando o político mineiro de surpresa. Auditor Fiscal do Estado de Goiás aposentado, Toniquinho era querido por Juscelino de Kubistchek, que nunca esqueceu da pergunta e do homem que mudaria seu destino.