Com o encerramento da janela partidária nesse final de semana, poucos militares do Corpo de Bombeiros do DF se filiaram para possíveis candidaturas.
Para a cadeira de deputado distrital somente está explícita a forte campanha do já parlamentar Roosevelt Vilela, que virá pelo PL, mesmo partido do presidente Bolsonaro.
Para o Congresso Nacional até o momento, temos como representante dos Bombeiros o comandante Aboud, que na sua primeira eleição conquistou quase 15 mil votos e deverá ser candidato à deputado federal pelo Republicanos, partido da base de apoio do presidente Bolsonaro, que conta com os fortes apoiadores filiados, os ex-ministros Tarcísio e Damares e o vice-presidente Mourão.
Ainda há a possibilidade de bombeiros da ativa lançarem suas candidaturas por conta de regras eleitorais que atrasam a entrada de militares no pleito, mas o “bizú” é que muitos têm desistido em favor de um projeto que garantiria um deputado distrital e outro federal.
E os policiais militares?
Diferentemente a polícia militar do DF já tem mais de 30 pré-candidatos anunciados. Para se ter ideia, só ex-comandantes são quatro!
Atualmente os policiais contam com o aguerrido parlamentar Hermeto, que está confiante em sua reeleição para distrital.
O ex-deputado federal Fraga nesse fim de semana passado, lançou um vídeo nas redes sociais reclamando da quantidade de candidatos, afirmando ser estratégia de opositores para enfraquecer os policiais militares.
A política entre os militares do DF está aquecida!