Uma pesquisa do projeto Observa DF, da UnB, revela que dentre as áreas de educação, saúde, transporte e segurança pública do Distrito Federal, os hospitais e a mobilidade são os serviços mais mal classificados pela população.
De acordo com o estudo, 74,8% dos entrevistados usa os ônibus como meio de transporte e 33% consideraram o serviço péssimo; 25,6% avaliaram como regular; e 19,8%, como ruim.
A percepção sobre o metrô é mais positiva: para 23,8% da população consultada na pesquisa, o serviço é regular; 7,7% consideram o modal péssimo; e 6,9% avaliaram como ruim.
Na área da Saúde, 59,5% declararam utilizar os serviços dos hospitais públicos. Mais de 84% dos entrevistados classificaram as estruturas como regulares, ruins ou péssimas. Já as unidades básicas de saúde (UBSs), por exemplo, foram receberam nota “ótima” ou “boa” por 20% dos entrevistados.
Uma das conclusões dos estudos é que quanto mais próxima da população é o serviço prestado, melhor a percepção dos resultados. A pesquisa ouviu mil pessoas de 26 das 33 regiões administrativas do DF no mês passado.
Por Clarice Gulyas / com informações do Correio Braziliense
Foto: Lucio Bernardo Jr./Agência Brasília