Procuradoria Especial da Mulher irá realizar sessão solene sobre Planejamento Familiar Reprodutivo na CLDF

Facebook
Twitter
LinkedIn

A procuradora da Mulher na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), deputada Júlia Lucy, organizou uma sessão solene para apresentar as ações de Planejamento Familiar Reprodutivo, realizadas desde 2019 pela Procuradoria Especial da Mulher (PEM). A solenidade irá celebrar a parceria firmada entre a Procuradoria, o Grupo Mulheres do Brasil DF e as instituições parceiras, em favor da pauta.

“A política pública de Planejamento Familiar Reprodutivo é a mais importante que existe e por ela venho lutando, de forma pioneira, no DF. Nossas jovens estão interrompendo os seus estudos, passando por gestações de risco e perdendo oportunidades de crescimento e chances em suas vidas. Fui mãe aos 17 anos, sei bem o quão difícil é seguir os estudos e iniciar a vida profissional tendo um bebê para cuidar. A prevenção da gravidez não planejada, especialmente entre jovens adolescentes, muda o futuro”, afirma Júlia Lucy.

O evento será realizado na próxima sexta-feira, dia 25 de março de 2022, às 15h, no Plenário da CLDF e irá homenagear as pessoas que contribuíram para a realização dos procedimentos que envolvem toda a ação. Estão entre elas, a diretora de Atenção Integral à Saúde, Dra. Andréia Araújo, à época diretora do Hospital Materno Infantil de Brasília (HMIB), e o médico ginecologista obstetra, Dr. Adriano Bueno Tavares. Em 2019, na primeira ação da PEM no Distrito Federal, ambos proporcionaram o atendimento de mais de 100 mulheres em consultas preventivas e na inserção dos dispositivos intrauterinos (DIU) no HMIB e organizaram o mutirão realizado na Cidade Estrutural.

Outra homenageada é a superintendente da Região de Saúde Centro-Sul, Dra. Flávia Oliveira Costa. Quando os índices da pandemia começaram a cair no final de 2021, a instituição, sob o seu comando, deu seguimento às ações iniciadas pela PEM nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) da Estrutural, Riacho Fundo I e II, Núcleo Bandeirante e Guará. Várias mulheres da região em situação de vulnerabilidade foram atendidas.

Agora em 2022, as iniciativas da PEM também receberam o apoio da Superintendência da Região Central de Saúde, por meio do Dr. Paulo Roberto da Silva Junior. O superintendente, em parceria conjunta com a Dra. Mariana Alcazas, diretora do Hospital Regional da Asa Norte (HRAN), reuniu sua equipe técnica para promover o atendimento das mulheres cuidadas pela Procuradoria no HRAN. O suporte do Laboratório de Análises Clínicas foi fundamental para realizar os exames necessários à inserção do DIU, sob os cuidados do responsável técnico da Ginecologia e Obstetrícia, Marcelo Cronemberg.

Ao todo, são mais de 1.000 mulheres que recorreram à Procuradoria da Mulher, em busca de romper o ciclo da gravidez não planejada, a partir da inserção do DIU e de cirurgias de laqueadura. Todos os procedimentos foram realizados conforme prescrição e indicação médica.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Mais DF Notícias

Mais DF Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *