Atualizado às 13h40 de 05/06/2020
A Câmara Legislativa do Distrito Federal lançou, nesta quinta-feira (4), o programa “Câmara Legislativa – Formando o Futuro”, iniciativa que vai qualificar jovens para a inserção no mercado de trabalho, por meio de cursos de capacitação em diversas áreas. O programa é voltado, principalmente, para alunos de escolas públicas, de regiões mais carentes e desempregados, com o foco em auxiliar jovens a desenvolverem conhecimentos e habilidades voltados à atuação em setores da economia criativa e no empreendedorismo de bens e serviços.
O conteúdo do programa é dividido em dois blocos. O bloco de qualificação tem carga horária de 160 a 240 horas e engloba cursos como: Assistente Administrativo; Desenhista de Produtos Gráficos para Web; Controlador e Programador de Produção; Operador de Telemarketing e outros. Já o bloco de iniciação e aperfeiçoamento, tem carga horária menor, entre 20 e 40 horas, e conta com cursos como Desenvolvimento em Blockchain; Programação Móvel para Internet das Coisas; Inteligência Artificial e Aplicações na Indústria e Robótica Colaborativa. Com exceção de algumas matérias específicas, que necessitam de aulas práticas, os módulos serão quase inteiramente ministrados em regime de ensino à distância em ambientes virtuais próprios de cada entidade parceira.
Questionado sobre o que motivou a elaboração do programa, o deputado Delmasso (Republicanos), um dos idealizadores do projeto, ressaltou a importância de continuar a formação da população jovem apesar das dificuldades acarretadas pelo atual período. “Precisamos buscar soluções práticas para que as pessoas possam se capacitar com toda segurança sanitária possível. Este programa é uma forma da CLDF contribuir para iniciação profissional dos jovens, principalmente, neste período de pandemia”, frisou o parlamentar. O Formando o Fututo também foi idealizado pela Terceira Secretaria da Casa, que é chefiada pela distrital Jaqueline Silva (PTB), e contou com o apoio de toda a Mesa Diretora.
Os cursos serão ofertados pelo Laboratório Hacker de Inovação da CLDF (Labhinova) e pela Escola do Legislativo (Elegis), e foram desenvolvidos em parceria com entidades conveniadas com o Fundo de Apoio à Pesquisa (FAP), sobretudo do Sistema S. O período de matrículas está previsto para o mês de julho.
Victor Cesar Borges (estagiário)
Foto: Silvio Abdon/CLDF
Núcleo de Jornalismo – Câmara Legislativa