Imagine um mega encontro de talentos com histórias e sonhos para fazer cantar, dançar, sorrir, pensar e se emocionar. Tudo isso em dois dias incríveis, sábado e domingo (21 e 22 de setembro), sempre a partir das 17h, no Espaço Cultural da Cia Lábios da Lua (Quadra 4 Lote 16 Loja C e D – Setor Sul), no Gama. Exposição Aurora Jaspe, Djs Fraktal e Jake, poesia com Aqualtune e a Batalha do Inflama, muita música boa e uma Feira de Artesanato darão o tom desse promissor fim de semana. Tudo aberto e gratuito. Informações no Instagram @cialabiosdalua
O coordenador-geral também revela que a iniciativa está imbuída desse espírito de resistência cultural: o nome do projeto “Vila Sarrafo” faz uma ponte com a história do Setor Sul do Gama, quando em julho de 1964, famílias, possivelmente de trabalhadores que ajudaram a construir Brasília, enfrentando dificuldades de toda ordem, foram transferidos pela Polícia do DF para a região onde hoje se encontra o espaço cultural da Cia. Lábios da Lua.
Programação completa
Abertura da Feira de Artesanato de Karla Carvalho, Gabozoca e Adriana Caldeira
18h – Isa Marques
Representando a Região Norte (Sobradinho) e ativa na cena desde 2018, Isa tem como marca a liberdade e inspiração dentro de suas composições. Utilizando sua escrita e arte como uma forma de transmitir força, segurança e autoestima para seu público. Abordando temas diversos e relatando todo o corre e vivência de uma mulher negra. Com poderosa presença, a artista mergulha em suas influências dentro da Black Music. Tendo sempre o Hip-hop como base, porém abraçando sempre gêneros como: Funk, Jazz, R&B, Afrobeats, entre outros. Sua habilidade e autenticidade de mesclar gêneros e flows resulta em sons únicos que criam vínculos reais com seu público e atrai pessoas que se sentem tocadas e influenciadas por vários estilos, ritmos e vivências musicais.
19h – Batalha do Inflama
A Batalha do Inflama reúne jovens inquietos do Gama que colocam toda a poesia pulsante em disputas incríveis, todas às terças-feiras ao lado da rodoviária da cidade.
MC, poeta, agitador e produtor cultural, Aqualtune é dona de uma voz que ecoa os sons e as histórias do Distrito Federal, tecendo narrativas que celebram o rap, a força da oralidade presente na cultura negra e a diversidade. Pessoa não-binária, nascida no Gama, na periferia de Brasília, o artista encontra inspiração nos cotidianos de contextos periféricos, nas pessoas que a cercam e na relação com o candomblé. Foi em contato com o trabalho de artistas como Mc Carol e Brisa Flow, sentiu-se inspirada a ultrapassar o lugar de público e ocupar também o papel de artista cenário musical do rap, ainda predominantemente masculino e heterossexual. A jornada artística de Aqualtune começou nas batalhas de rima e de poesia (os SLAMs), onde encontrou espaço para contar suas próprias histórias e narrar o mundo que o cerca. Em 2021, ela deu seus primeiros passos na música, colaborando com a cypher IMATERIAL (2021) ao lado de Mano Dáblio, Nega Lu, Júlia Nara e Layó. Ao lado da rapper Lara Lis lançou também a Mixtape 777, que conta com 5 faixas, e diversos singles independentes, disponíveis no Spotify e no YouTube. Desde 2021 a artista tem realizado shows e se apresentado em diversos eventos culturais de porte nacional e regional, como o Festival do Futuro ( 2023 – Posse do Presidente Lula), Festival Meskla (2023), o Expofavela GO (2023), a VI Mostra Cultural Afro Brasileira do Gama (2022) e o Flagra Hip Hop Festival (2021) entre outros.
17h – Abertura da Exposição “Aurora Jaspe” de Agatha Santos
Agatha Santos é a idealizadora da marca independente Aurora Jaspe e desenvolve trabalho autoral na área das artes visuais desde 2015 desenvolvendo peças ligadas à cultura negra, afro religiosa e o cotidiano feminino periférico. Artista independente desde os 14 anos de idade. Artesã, estudante de Serviço Social e grafiteira. Seus trabalhos manuais envolvem esculturas em cerâmica e pinturas. Já produziu uma série de imagens de Orixás e artes que trazem simbolismos que compõem a tradição de matriz africana e ocupará a galeria da Cia. Lábios da Lua com seu trabalho visual.
18h30 – Coco de Quebrada
O projeto fará Reciclagem Consciente, mantendo recipientes adequados para separação de lixo orgânico, plástico, metal, vidro e papel, incentivando todos os visitantes a fazerem sua parte na reciclagem. Além disso, ao selecionar grupos e artistas para utilizar o espaço nos chamamentos exclusivos do projeto Vila Sarrafo II, será concedida maior pontuação aos eventos (peças, shows ou exposições) que abordarem a sustentabilidade em suas obras, visando ser uma plataforma para ideias e expressões que promovam a consciência ambiental.Lábios da Lua
Desde a sua fundação em 25/6/1992 , a Associação Lábios da Lua tem como objetivo o fomento a arte e a cultura, promovendo a cidadania e em sintonia com o meio ambiente, fazendo com que a sociedade tenha acesso à arte, bem como os artistas tenham acesso à sociedade, divulgando todas as formas de manifestações artísticas da região do Gama. O Espaço Cultural Lábios da Lua funciona na Quadra 4, lote 16, do Setor Sul do Gama, desde 10 de fevereiro de 2010.
17h
19h – Batalha do Inflama
21h – Aqualtune
22 de Setembro:
17h – Aurora Jaspe
18h – Diadorim Silva
18h30 – Coco de Quebrada
20h – DJ Jake
Informações no Instagram @cialabiosdalua