Pense num evento com um povo alegre, bonito e colorido. Bom para dançar, para comer, para sorrir, para ter momentos em que a cultura popular brasileira fala mais alto ao coração. Agora, coloque na agenda, sempre de quinta a domingo, indo de 20 a 30 de junho, a partir das 19h, o Festival de Cultura Popular do Gama, no Espaço Voar (SMA Conjunto K loja 5 PróDF). Tudo aberto e gratuito, ou seja, é só chegar. Informações no Instagram @voar teatro de bonecos
O idealizador do projeto, o poeta e compositor, Paulim Diolinda, conhece bem esse universo e espera que a magia do evento encante a todos.
“Criamos um festival para valorizar a nossa cultura popular que desempenha um papel fundamental na identidade e na diversidade cultural do Distrito Federal. E o Gama vive isso com muita intensidade”, diz o artista radicado no Gama.
Para o produtor executivo do Festival, Marco Augusto de Rezende, da Cia. Voar, foi muito bom ter recebido um número significativo de inscrições de artistas e expositores, por meio de um chamamento feito pelo evento.
Dia 20/06 – quinta-feira
19H MAMULENGO SEM FRONTEIRAS – “EXEMPLOS DE BASTIÃO”
20H KEIJIN DO ACORDEOM E FORRÓ CEDRADO
21H CICLONE NA MURINGA
Dia 21/06 – sexta-feira
19H – GRUPO PILOMBETAGEM “BENEDITO E O BOI PINTADINHO”
20H MARACATU BAQUE DANDALUNDA
21H FORRÓ CACO DE CUIA
Dia 22/06 – sábado
19H BAGAGEM CIA DE BONECOS – “VARAL DE BONECOS”
20H BANDA SOM DE CLASSE
21H GRUPO TALETA DE BAMBU
Dia 23/06 – domingo
19H MAMULENGO ALEGRIA – “O CASAMENTO DE CHIQUINHA”
20H CIARTCUM – “O BOI JATOBÁ”
21H HUMORES PRETTO
(NÃO RECOMENDADO PARA MENORES DE 16 ANOS)
Dia 27/06 – quinta-feira
19H – WILLIAM REIS – “CANTAR E CONTAR AS COISAS DA NOSSA TERRA”
20H SABRINA VAZ
21H JORGE RECIFE
Dia 28/06 – sexta-feira
19H – BLOCO DO PANDEIRO
20H – COCO DE QUEBRADA
21H – SANFONA CIGANA
Dia 29/06 – sábado
19H ELIANA CARNEIRO “LIA DE MANAKÁ E SUAS HISTÓRIAS”
20H – DANÇA DO BUMBA MEU BOI ENCANTO DE ITAPOÃ
21H ENCONTRO DE CAPOEIRA AO SOM DO BERIMBAU
Dia 30/06 – domingo
19H -TIA LELÊ E TIO KLEYTON “RIMADO E ENCANTADO CORDEL PRA TODO LADO”
20H QUADRILHA VIRA & MEXE
21H – TRIO ÔXE UAI SÔ
Marco Augusto afirma que no Projeto Gama Cultural, busca-se promover a inclusão profissional ao considerar a contratação de artistas, produtores culturais e outros colaboradores com deficiência, possibilitando o direito ao trabalho para profissionais da cultura com deficiência e promover a diversidade na equipe.
“Além disso, o projeto visa promover a participação e o protagonismo das pessoas com deficiência, oferecendo oportunidades de colaboração e representação por meio da participação plena em todas as etapas do projeto”, pontuou o fundador da Voar.
Projeto Gama Cultural – Consiste em um conjunto de atividades culturais gratuitas para a população do Gama no decorrer do ano de 2024, com os seguintes eventos: “O Gama Faz Bonito”, ação cultural voltada para o combate à exploração sexual de crianças e adolescentes; “Festival de Cultura popular do Gama” para valorizar a nossa cultura popular que desempenha um papel fundamental na identidade e na diversidade cultural do Distrito Federal; “Feira Cultural do Gama” quarta edição, que vai ampliar as programações artístico-culturais na cidade;“Festineco Festival de Teatro de Bonecos do Gama”, décima primeira edição, ação baseada na vocação cultural da cidade com apresentações de grupos locais.
Voar Arte para Infância e Juventude- Proponente do projeto e sediada no Gama, teve sua fundação em 2003, e em 2012 com nove anos de trabalho, conseguiu conquistar a honra de ter se apresentado em todos os estados brasileiros, uma meta atingida através de participações em importantes festivais e projetos de circulação. O grupo foi convidado para se apresentar na Espanha, México e Chile, recebeu prêmios de melhor espetáculo infantil pelo júri popular no festival de teatro de Americana SP, melhor direção e ator no festival de teatro de Guaçuí ES, sempre julgado por profissionais de notório saber. Possui mais de 5 espetáculos em repertório.