Feng Shuí em tempos modernos

Facebook
Twitter
LinkedIn

A arte chinesa de se viver em harmonia em seu próprio ambiente

 

Originária da China antiga, com cerca de três mil anos de idades, o Feng Shuí, é uma geomancia chinesa que declara usar forças energéticas para harmonizar as pessoas com o ambiente ao seu redor, influenciando diretamente o bem estar e a maneira como nos sentimos em nossos espaços, como casa, trabalho e até mesmo na harmonização de problemas financeiros, emocionais, saúde e profissionais. O termo é literalmente traduzido como vento-água, cujas raízes estão fixadas na cosmologia oriental e na fonte única das duas forças antagónicas do céu e da terra: yin e yang.

Atualmente, o Feng Shuí ainda é aplicado como uma alternativa válida para um crescente número de adeptos tanto para suas casas como para empresas que testemunham mudanças reais em suas vidas e convivências.

As técnicas empregadas nas áreas do design de interiores/exteriores, arquitetura, desenho de jardins e urbanismo, seguem três objetivos principais dentro da linha de raciocínio; a preservação de influências benéficas contidas no ambiente e as distribuindo para que se propaguem pelo local, diminuição das influências nocivas, tanto na edificação como em sua composição e finalmente, a aplicação de táticas na possibilidade de “curar” aquele recinto e o que ele afeta em teor de saúde, bem-estar e equilíbrio, seja por meio de mudanças na arquitetura, na organização ou na decoração.

Tudo começa com a utilização do Baguá, um mapa em configuração octogonal, relacionado a cinco elementos da natureza, a água, o fogo, a madeira, a terra e o metal. Dividido em segmentos chamados guás, ou cantos, que simbolizam as áreas da vida como a carreira, os amigos, a criatividade, o relacionamento, o sucesso, a prosperidade, a família, a sabedoria e a saúde. O Baguá é então posicionado sob a planta da casa ou do ambiente, indicando as mudanças cabíveis para o equilíbrio energético do local.

Fran Pontes, vivendo uma nova fase de sua vida, fez uma grande reforma em sua casa e conta que a mudança merecia algo grandioso, “Contratei um profissional para analisar o espaço e a planta para as novas alterações que seriam realizadas na reforma, tudo de acordo com o Baguá. Até a cor do granito da cozinha que fica integrada à sala de jantar ou a posição dos eletrodomésticos foi levada em consideração nessa nova organização. Houveram alterações na sala e nos quartos: O resultado ficou incrível, mesmo com pouco tempo já notei que tenho estado mais tranquila e tudo flui mais suavemente. Novos ares. Durmo melhor, estou mais segura de muitas decisões que envolvem o ambiente doméstico e a família. Sinto prazer de estar em casa e de trabalhar”, relata a técnica de TI que agora trabalha remotamente.

A procura tem sido tão grande que terapeutas, arquitetos, engenheiros e designers estão com uma crescente valorização profissional, onde cada vez mais são solicitadas para a resolução de problemas diários de quem procura a geomancia para seu bem estar, harmonia e fluidez em sua vida.

 

 

Por Luiza Frazão.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Mais DF Notícias

Mais DF Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *