Até a próxima quinta-feira (2/6), os 2,5 mil selecionados para participar do sexto ciclo do RenovaDF estão convocados a comparecer a uma das 14 agências do trabalhador para efetivação da matrícula.
O Renova-DF é totalmente voltado para a qualificação social e profissional nas áreas de construção civil e jardinagem e é ministrado pelo Senai. Os alunos estudam quatro horas por dia, de segunda-feira a sexta-feira, e têm direito a benefícios como auxílio pecuniário no valor equivalente a um salário mínimo mensal; vale transporte e seguro contra acidentes pessoais.
A ação só foi possível graças à destinação de recursos por parlamentares. O programa teve o apoio do Deputado Luis Miranda, que, sozinho, destinou mais de 20 milhões para a Secretaria ajudar a dar dignidade aos brasilienses desempregados. Foi o valor mais alto investido no projeto de qualificação.
“Um dos maiores problemas que vivemos atualmente é, sem dúvida, o desemprego. Investir na formação profissional para que essas pessoas alcancem vagas com melhor qualificação e que possam ser inseridos no mercado de trabalho é fundamental. É dever de todos que estão na vida pública direcionar os esforços para esse tipo de ação, que é a formação de profissionais e a qualificação dessas pessoas para o mercado”, ressalta o deputado Luís Miranda.
Formação
Em 2021, o programa formou 4,3 mil novos profissionais e mais de 3,5 mil estão em fase de conclusão de curso. O objetivo é proporcionar novas habilidades ao trabalhador, de forma a torná-lo apto a atender as exigências do mercado de trabalho, bem como a realização de higienização e limpeza, manutenção e recuperação dos equipamentos públicos no âmbito do Distrito Federal.
Para participar do programa é preciso ser brasileiro nato, ser maior de 18 anos, comprovar situação de desemprego e residir no Distrito Federal.
Saiba mais pelo site www.trabalho.df.gov.br